Campanha inesquecível.

“Ame seus cachos”

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-224941-bmp

No dia 20 de janeiro 2015 “Dove” lança mais uma campanha: “Dove Hair: Love Your Curls”,  a campanha foi baseada em uma pesquisas feitas com garotinhas que possuem o cabelos cacheados. Meninas são entrevistadas e existe um fator em comum nenhuma está feliz com seus cachos. Todas sonham com cabelos lisos. O vídeo já começa com um dado de uma pesquisa: apenas 4 entre 10 garotas de cabelos cacheados gostam deles assim.

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-224948-bmp

“Apenas 4 em cada 10 meninas de cabelo encaracolado pensam que seu cabelo é bonito”

Eu Débora Luz, não posso discorda pois sei que esse sentimento é real e esses padrões de beleza são impostos para nosso cabelo e são reproduzidos  e repassados de geração em geração. Uma campanha deste porte vem para quebra padrões e tabus

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-224956-bmp

Em cada depoimento destas que são tão pequeninas, fica claro que já carregam o peso dos nossos padrões estéticos. Acredito que muitas de nós crescemos com esse mesmo peso que nos foi colocado, com os mesmo questionamentos e até a mesma vontade de ter o cabelo liso; Quem nunca brincou colocando a toalha sobre a cabeça toda feliz por se senti por um instante com aquele cabelo liso e escorrido tão sonhado?

 

Impossível não relembrar como chegamos até aqui? Começa deste de produtos/marcas/revistas/novelas que falam sobre os cabelos crespos/cacheado? Não acho que seja de propósito para diminuir a autoestima de ninguém “mas isso tem refletido exatamente desta forma, refletido na autoestima desde das pequeninas até mesmo nós jovens e mulheres maduras”, você já percebeu como o povo adora falar em “produtos para CONTROLE do volume” ou “7 passos para ter cachos DOMADOS” ou“leave-in para cabelos INDISCIPLINADOS”?

Sem perceber estamos reproduzindo um comportamento que fugimos dele, nos escondemos deles através dos nossos super tratamentos capilares, chapinhas, progressivas entre outros e não percebemos como nosso comportamento está refletindo em nossas filhas/irmãs/sobrinhas/primas…

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-224539-bmp

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-224458-bmp

dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-231511-bmp

 

O meu cabelo tem volume. Tem textura. Tem corpo. Tem molinhas, ziguezagues. Às vezes não tem nenhum dos dois – é apenas um perfeito exemplar de cabelo do tipo carapinha. Meu cabelo faz coisas que um cabelo liso não faz. Ele precisa de coisas que o cabelo liso não precisa. Por isso, ele não pode ser tratado como um cabelo liso. Ele deve ser tratado como o cabelo que ele é. Ele não precisa ser transformado em um cabelo liso, até porque essa transformação é impossível. Ela será meramente visual porque, em essência, ele nunca deixará de ser crespo.

(Trecho do texto postado no blog :ameseucrespo.blogspot.com.br/)
dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-231702-bmp
dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-231547-bmp
dove-hair-love-your-curls-youtube-google-chrome-21012015-231538-bmp

 

 Com toda sensibilidade do mundo o final do vídeo,para mim foi como um tapa no rosto sua mensagem com uma reflexão  “O melhor jeito de mudar como elas se sentem sobre os cachos é mostrar como você se sente sobre os seus”. Me diz se a “DOVE” não mandou muito bem? Eu amei e tinha que falar um pouquinho sobre esta campanha pois compartilho do mesmo pensamento e até o mesmo sentimento que devo ser o reflexo da autoestima das meninas mais novas que amo e fazem parte da minha vida.
Beijos
Débora Luz

Deixe um comentário